domingo, 20 de julho de 2008

Baby Snakes - O Filme






Se você não conhece nada do trabalho do grande Frank Zappa, este filme é uma ótima pedida para conhecer a música e a pessoa do mestre Frank.


Baby Snakes foi lançado originalmente em 1979, com alguns problemas em sua distribuição. A United Artists que tinha lançado anteriormente o 200 Motels do Zappa, não quis aceitar o Baby Snakes, pois achava que o tipo de filme feito por Zappa estava ultrapassado e não teria mercado. Sendo assim Zappa, lançou-o pela sua própria companhia, a Intercontinental Absurdities. Logo que saiu Baby Snakes rodou durante um dia inteiro no Victoria Theater em Nova Yorque e foi um sucesso.


Mesmo assim até meados dos anos 90, o filme poderia apenas ser adquirido através de pedidos à empresa que comandava (e comanda) os negócios de Zappa, a Zappa Family Trust. Mas o que Baby Snakes tem de bom? É aí que eu queria chegar. O filme contém cenas do lendário show de Halloween de 1977, além de várias cenas de bastidores e as animações com massinha de Bruce Brickford. O show em si é uma comédia pura, contando com a participação especial do lendário Roy Estrada, (baixista fundador do “Mothers of Invention” banda que acompanhou Zappa no início de sua carreira) sendo este o responsável pelas partes mais engraçadas do show. Nota-se que a função dele no palco é apenas fazer vozes esquisitas e encenar bizarrices comandadas por Zappa.





Além do mestre na guitarra, ainda temos uma timaço de músicos: Adrian Belew (que ficaria famoso anos mais tarde participando do Talking Heads e do King Crimson) na guitarra, Terry Bozzio (que acompanhou Zappa por muito tempo) na bateria, Patrick O’Hearn no baixo, Tommy Mars ( que acompanhou Zappa também por muito tempo) nos teclados, Peter Wolf nos teclados, Edd Mann (que seguiu Zappa por muito tempo) na percussão e o citado Roy Estrada.


Contamos ainda com a participação do público, que volta e meia é convidado por Zappa a subir no palco e participar de uma música. É um show bem diferente, uma verdadeira festa. Nos bastidores temos as bizarrices de Roy Estrada com uma boneca inflável, e depoimentos de integrantes da banda. Temos ainda o malucão Bruce Brickford, mostrando o seu Set de filmagens e sua manipulação com as massinhas de modelar, ajudado por Zappa.


Baby Snakes foi lançado em DVD pela Eagle Eye Vision em 2003. É um pouco difícil de achar, mas vale assistir. Outro fato é que o DVD não possui legendas. O filme mostra pouco, da carreira gigantesca de Frank Zappa que era uma figura diferente dos outros artistas famosos de sua época. Para ilustrar isso, o fim do filme mostra a humildade do artista.


Ao sair do local do show, ele pára o carro em um sinaleiro e cumprimenta alguns fãs que vão passando. A princípio os caras não acreditam que é ele. Este deseja boa noite aos garotos. É o fantástico Zappa.


Nenhum comentário: