No dia 15 de setembro de 2008, o rock perde um dos mais importantes músicos que já pisaram na face da terra: Richard Wright.
Pode não ser considerado o “senhor virtuose das teclas” se comparado à Keith Emerson e Rick Wakeman, os dois tecladistas mais importantes do rock, mas Wright (juntamente com David Gilmour) era o verdadeiro músico dentro do Pink Floyd.
O Floyd em sua primeira formação
(da esq. p/ dir - Barret, Mason, Wright, Waters)
E o que seria então do multiplatinado, estupendo, maravilhoso e considerado o melhor disco de todos os tempos “Dark Side Of The Moon”, sem os dedos de Richard Wright?!
A formação clássica
(esq. p/ dir Wright, Gilmour, Mason,Waters)
Tirando a segunda música do disco On the Run em que a parte dos sintetizadores foi feita por Roger Waters, o resto das teclas do disco foi feita por Richard Wright.
Wright pilotando seus vários teclados com o Pink Floyd ao vivo nas ruinas de Pompéia
Muita gente pensa que o outro instrumento que fica dialogando com a guitarra de David Gilmour em Money é uma guitarra com wah-wah, pois não é. É um piano elétrico Wurlitzer ligado (aí sim) em um pedal de wah-wah. Any Colour you Like é outra música que mostra Wright “pilotando” o sintetizador EMS VCS3 Synthi A.
O que dizer também do clássico “Wish you are here” e sua música homônima? E o “Animals”?
Pena que no “The Wall” o chato de plantão Roger Waters, demitiu Richard Wright durante as gravações. Wright participou da turnê do disco como músico contratado, para a sorte dele pois a banda perdeu um bocado de dinheiro nesta época.
Nas ruínas de Pompéia
Passou a década de 80 meio sumido, fez uma coisa aqui e acolá, e reapareceu no disco “A Momentary Lapse of Reason” do Pink Floyd em 1986. Participou da tour que rendeu o ao vivo “Delicate Sound of Thunder”. Em seguida veio o “Division Bell” (1994) que rendeu outro disco ao vivo “PULSE”.
Só de assistir os dois últimos referidos shows dá vontade de chorar. Ver o cara ali emanando aquela sonoridade daqueles teclados......é digno de reunir a família inteira para assistir
Lembro-me de ter visto ele novamente na apresentação do Live 8 em que Floyd voltou com sua formação clássica (Gilmour,Waters,Wright,Mason). Em 2006 veio a participar de alguns shows da carreira solo de David Gilmour.
Pelo que circula nos meios de comunicação, Richard Wright morreu de um tipo de câncer que o levou rapidamente.
Com certeza ele agora foi fazer sua Great Gig in the Sky!
Nenhum comentário:
Postar um comentário