domingo, 24 de março de 2013

DIVULGAÇÃO: A DIVINA COMÉDIA DE DALÍ


A Caixa Cultural inaugurou a exposição "A Divina Comédia de Dali", que conta com xilogravuras e aquarelas originais do pintor espanhol Salvador Dalí sobre a famosa obra do poeta renascentista Dante Alighieri.



 Fotos: Maíta Franco


As ilustrações estão organizadas em três grupos, assim como a estrutura da obra literária, representando a viagem de Dante pelos três reinos do além: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Além de respeitar toda a estrutura da obra de Dante, as imagens contam com legendas que compõem o poema.



 Fotos: Maíta Franco

Uma das produtoras da mostra, Ania Rodríguez conta que Dalí sempre foi um grande admirador de Dante, porém que ele não foi o primeiro artista a ilustrar "A Divina Comédia". As obras expostas trazem a visão surrealista do pintor e foram criadas a pedido do governo italiano para as comemorações dos 700 anos do nascimento de Alighieri.



  Fotos: Maíta Franco


"Através de 100 imagens, Dalí interpreta os 100 cantos que compõem a obra de Dante, colocando muito da sua própria expressividade e do imaginário particular que desenvolvera ao longo da sua carreira", conta Ania.



 Fotos: Maíta Franco



Ania também ressalta que várias fases da carreira de Dalí estão presentes na exposição. "No Inferno, temos muitas imagens que remetem aos tormentos e obsessões presentes nas obras surrealistas de Dalí, enquanto no Paraíso prevalece uma visão mística que foi característica de uma fase posterior do trabalho do artista."



 Fotos: Maíta Franco





 Fotos: Maíta Franco




Serviço

Exposição: "A Divina Comédia de Dalí "  

Quando: 12 (terça) às 19h, com visita guiada, a 19 de maio; de terça a sábado, das 9h às 20h e domingo, das 10h às 19h  

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba  

Quanto: Entrada franca

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Maíta Franco,
tenho visto muita divulgação desta exposição como sendo xilogravuras de Dali, mas toda imagem que vejo a técnica se parece com aquarela... Sabe me dizer se realmente existem xilogravuras?
Parabéns pela rica postagem.
att,
Fabio Herdy (fabioherdy@gmail.com)

Maíta Franco disse...

Olá, se vc prestar atenção no começo do texto dessa postagem, vc verá que havia na exposição aquarelas e gravuras originais do artista. Espero ter esclarecido sua dúvida.