Dentro desse contexto, começam a se interessar por música, particularmente por aprender a tocar algum instrumento.Analisemos que: hoje em dia, pessoas que ensinam a tocar guitarra encontramos com facilidade. Imaginem então naquela época.............o que acontecia é que muitos enveredavam para o violão, piano, órgão....enfim......aprendiam o clássico! Jovens com o Rock fervilhando em suas mentes aprendiam música clássica!!!!!!!! Assim surge a semente do Rock Progressivo! Tocar Rock com os elementos aprendidos da música clássica......o jazz estadunidense também era uma influência forte.
Bom vamos ao que interessa.....começarei a desfiar têia de uma das grandes bandas do Rock Progressivo.
KING CRIMSON.......sim o REI ESCARLATE.....
Ian McDonald, Michael Giles, Peter Sinfield, Greg Lake & Robert Fripp
fundada por Robert Fripp e Michael Gilles em 1968, exemplifica bem esse contexto todo. Robert Fripp era estudante de Econômia em Dorset e estudante de violão clássico. Seu colega de turma era ninguém menos que Greg Lake, o qual integraria a primeira formação da banda e depois formaria o Emerson, Lake&Palmer. Bom a história da banda é bem famosa...quem quiser saber mais entra no link seguinte(se não eu vou ser muito repetitivo e meu objetivo não é esse)http://pt.wikipedia.org/wiki/King_Crimson
Abrindo a seção nostalgia, vamos dar uma conhecida no primeiro álbum do grupo "IN THE COURT OF CRIMSON KING" .......letras desesperadoras a respeito de um mundo caótico (muito atuais inclusive). Uma capa em que mostra um rosto em desespero. A faixa de abertura, "21st Century Schizoid Man" é uma paulada na orelha (entenda paulada na orelha, como algo bem forte para aquela época). Uma coisa legal é o vocal distorcido de Greg Lake. Já a segunda "I Talk to the Wind" é totalmente calma mas merece atenção a letra de Pete Sinfield (letrista e iluminador do grupo). Na sequência "Epitaph" (minha favorita) tem um clima bem bacana dado pelo Mellotron (mellotron é um teclado que simula sons de orquestras) e a voz de Lake fecha o resto do clima. "Moonchild" entra no clima de "I Talk to the Wind". E pra fechar a maravilhosa "In The Court of the Crimson King"......só de escrever o nome da música já me arrepiou......sem palavras!!!!Escutem e Comentem!!!
Luis Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário