terça-feira, 31 de julho de 2007

ABERTURA DE EXPOSIÇÃO NO MON

A Primeira Missa no Brasil
Abertura: 02 de agosto – até 14 de outubro


A exposição apresenta o quadro A Primeira Missa no Brasil pintado por Victor Meirelles, em 1860, e que foi totalmente restaurado pelo Museu Nacional de Belas Artes, com o patrocínio do BNDES. A mostra é complementada pela exibição de painéis fotográficos sobre todo o processo de restauração e de 12 desenhos produzidos pelo artista, chamados de estudos preparatórios, que fundamentaram a execução da famosa obra. O público poderá visitar a exposição entre 03 de agosto e 14 de outubro.

A obra foi baseada na carta que Pero Vaz de Caminha enviou a Dom Manuel, por sugestão de Manoel de Araújo Porto Alegre. A Primeira Missa no Brasil foi pintada em Paris e foi a primeira obra de um artista brasileiro aceita no Salão Francês. “É uma honra para o Museu receber uma das obras mais importantes que temos e que reflete um momento histórico para o Brasil”, disse a presidente do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião.

Após participar da exposição em Paris, o quadro foi um dos escolhidos para representar o Brasil na Exposição Universal da Filadélfia, em 1876. “As duas viagens foram seguramente a causa da primeira restauração, já em 1878. Ainda hoje o transporte e o manuseio de obras de grandes dimensões estão entre as principais causas de danos”, afirma o curador da exposição, Pedro Xexéo.

Com o objetivo de contextualizar a produção e o restauro dessa grande obra, o curador dividiu a exposição em três segmentos, tendo como núcleo central a exibição do quadro complemente recuperado. Os outros dois segmentos apresentam painéis fotográficos coloridos que mostram todas as etapas do processo de restauração e a parte histórica com um resumo preparado por Xexéo sobre “como foi pintada a obra”. O segmento histórico é enriquecido pela série de desenhos para figuras e objetos que estão representados na pintura. “Naquela época, geralmente, os artistas começavam as suas obras pelos desenhos. Faziam os estudos preparatórios e somente depois é que começavam a pintar.”

A Primeira Missa no Brasil
de 02.08.07 até 14.10 de 2007
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes

Nenhum comentário: