quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Dream Theater não é o supra-sumo!!!!

Esses dias escutei uma conversa entre dois "metaleirinhos" dizendo que o Dream Theater era a banda que reunia os melhores músicos da face da Terra!!
Pensei "Essa frase não é de agora".....venho escutando isso desde que eu conheço gente que gosta do Dream Theater!!
Mas enfim, vamos aos fatos. O Dream Theater é uma banda que se originou no fim dos anos 80 na famosa Berklee School of Music, uma das maiores escolas de música do mundo. Sob esse aspecto consideremos então que os integrantes da banda tem "cabedal" de conhecimento, não sendo apenas músicos amadores. Os três membros que estão juntos desde o início são Mike Portnoy (batera), John Myung (baixo) e John Petrucci (guitarra), sendo que os vocais e os teclados já tiveram diferentes ocupantes de posto.
Sendo assim vamos ao que interessa. Meu intuito não é desqualificar a banda até por que eu gosto bastante do som dos caras, mas é mostrar que o Dream Theater é inspirado em vários músicos tão bons quantos eles, e que a banda simplesmente não adquiriu tal sonoridade "do nada".
Começaremos com Mike Portnoy, que se diz fã incondicional do" mestre das baquetas", "homem de oito braços" Neil Peart do Rush (quem tiver alguma dúvida disso é so ler o release que o Portnoy escreveu a respeito do albúm Vapor Trails do Rush em 2002).


Portnoy é absolutamente uma mistura do Peart com o Lars Ulrich do Metallica. Lógico......o que ele faz é bem difícil de ser feito na bateria, mas pra quem foi aluno da Berklee, não faz mais que a obrigação. Diferentemente do Neil Peart aprendeu escutando Jazz e vendo o baterista Gene Kruppa. Outra figura de grande inpiração para Portnoy é o lendário Bill Bruford que tocou no YES, King Crimson, Genesis.

Portnoy e Bruford


Vamos para John Myung agora.



Ouço muita gente falar que ele é o primeiro cara usar distorção no baixo! O que?????? Faço uma lista dos baixistas que desde os anos 60 já usavam tal artifícionas 4 cordas. A título de exemplo o John Entwistle do The Who já usava um timbre bem "roncado" no seu baixo nas apresentações da banda na década de 70.



O Geddy Lee do Rush, que é a sua principal influência, já fazia o seu Rickenbacker "arder" nos discos Caress of Steel até o Signals capeta" é por que nunca escutou o saudoso Jaco Pastorius. E pra quem acha que o seu virtuosismo é "pacto com o, que é também uma de suas influências.



Indo para John Petrucci , é fácil dizer que ele tem uma palhetada ultra rápida, mas não podemos nos esquecer do ultra rápido guitarrista sueco Yngwie Malmsteen e dos reis da melodia Joe Satriani e Steve Vai.



Juntando tudo isso temos o Dream Theater, que no conjunto todo ainda tem influências do King Crimson, do Yes, Emerson, Lake & Palmer, Focus, Genesis e as referidas bandas citadas acima.
Ou seja para você que tem essa idéia que eles surgiram do nada, de uma olhada nas bandas e músicos citados acima!!!

Nenhum comentário: