terça-feira, 1 de abril de 2008

LEITURA E CINEMA - INTO THE WILD

Into the Wild é o nome original do livro escrito pelo jornalista Jon Krakauer em 1996 que conta a história verídica de Christopher MacCandeless, um viajante americano que morreu perto do Parque Nacional Denali no Alasca depois de viver sozinho na selva alasquiana com pouca comida e equipamento. Em 2007, o livro foi adaptado para o cinema e dirigido por Sean Penn. A trilha sonora é de Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder (Pearl Jam).

McCandless cresceu na Virginia em uma família da classe média alta. Especializou-se em história e antropologia. Os trabalhos de Jack London, Leo Tolstoy e de Thoreau tiveram uma grande influência sobre McCandless, e ele sonhava em deixar a sociedade para um período thoreauniano de contemplação solitária.

Depois de se graduar, ele doou todas as suas economias $24.000 e começou a viajar pelo país usando o nome "Alexander Supertramp." McCandless passou muito tempo vivendo sem dinheiro e com pouco ou nenhum contato humano. Tinha orgulho de sobreviver com o mínimo e, geralmente, fazia pouca preparação para as suas expedições.

McCandless sonhou com uma "Odisséia Alasquiana" durante anos: ele viveria livremente na região, muito distante da civilização, e manteria um diário descrevendo seu progresso físico e espiritual conforme encarasse as forças da natureza. Em abril de 1992 viajou de carona até a trilha Stampede, no Alasca. Caminhando nela, McCandless encontrou um ônibus abandonado perto do Parque Nacional Denali e o usou como abrigo, na sua tentativa de viver livremente na região.

O seu corpo foi achado por caçadores no seu saco de dormir dentro do ônibus. Ele estava morto há mais de duas semanas. A causa oficial da morte foi fome.
O livro de Krakauer fez de McCandless uma figura heróica para muitos. Em 2002, ônibus abandonado em Stampede Trail onde McCandless acampou se tornou um ponto turístico de aventura.

O filme e o livro contam uma história apaixonante de um jovem que transforma sua existência na busca pela liberdade na natureza selvagem. Infelizmente, seu romantismo fez com que não percebesse que a natureza é implacável. O que fica é o exemplo de coragem de uma pessoa que decidiu viver sua vida de uma forma plena, mesmo que isso custasse sua vida. No livro, Krakauer compara a experiência de McCandless com a de outros aventureiros que fugiram da civilização para viverem sozinhos no meio da natureza, incluindo uma sua, que quase terminou em tragédia.

A história é linda e imperdível, mas também causa uma sensação de desconforto, pois nos faz refletir sobre nosso estilo de vida, tão apegado ao materialismo e desagregado das coisas que realmente importam. É uma cutucada bem vinda em nossa consciência.

Nenhum comentário: