quarta-feira, 2 de abril de 2008

MÚSICA CURITIBA - BAD FOLKS

Bad Folks lança IMPOSSIBLE, um disco impossível de ser ignorado.


BAD FOLKS é uma banda formada em Curitiba, em 2002. Seu som tem as melhores pegadas do rock independente do final dos anos 70 para cá, com um pé no folk e boas pitadas de originalidade. Com integrantes que vieram de bandas importantes da cena independente curitibana como Wandula, Magog e Woyzeck, o grupo vem criando a reputação de ser um dos melhores shows de rock do Brasil. Depois de lançar um single, um EP, um clipe rodado em Nova Iorque e de ter tocado na Europa e em algumas cidades brasileiras, os Bad Folks voltam com um disco que já está sendo considerado uma das grandes surpresas de 2008: IMPOSSIBLE. Lançado em Março de 2008 pelo selo Discos Voadores através de um projeto da Fundação Cultural de Curitiba, ele vem com ótimas canções, e poderá ser baixado gratuitamente na página da banda no Myspace.

IMPOSSIBLE mistura a urgência dos Replacements, a poética de Johnny Cash e a originalidade de seus dois compositores, Caio Marques e Cassiano Fagundes. O primeiro teve recentemente uma música de seu trabalho solo incluída num CD que foi encartado no jornal inglês The Guardian e chama bastante atenção pela sua mistura de folk, hip hop e MPB. O segundo é também Cassim, o mais novo nome no cast da Midsummer Madness Records, que promove seu elo perdido entre o Krautrock, o Soul e o Noise Pop com alma brasileira e letras em Inglês. O disco é o resultado de uma competição sadia e implícita entre os dois, que o faz um dos trabalhos mais concisos e contundentes da cena independente dos últimos tempos.

Eles fazem tudo do jeito que querem e cantam em Inglês simplesmente porque gostam. Cassiano parece estar mais interessado em catarses sônicas, experimentadas nas ótimas e empolgantes “My Pillow Case” e “Cerebellum & CO.”, essa com guitarras e vocais trabalhados e uma letra que homenageia os surrealistas de Barcelona, lugar que faz parte do imaginário da banda. O nome Impossible inclusive nasceu quando Branco, Cassiano e Caio se depararam com os dizeres sonoros em catalão de uma propaganda de supermercado na cidade: Mès Barats, Impossible.

Caio dá o contraponto melódico com a emocional “Secret Girl” e a bela “If You Wanna Say Something", provando ser um dos grandes compositores do rock brasileiro. Seu companheiro mostra que também sabe fazer isso em “Coyote Girl Revisited”, canção que aponta a direção para a qual o bom folk rock do século 21 está seguindo. Caio traz a jazzy “Not In This City”, que revela seu talento para fazer o som mais limpo parecer pesado e enérgico. O espírito hillbilly e caipira de “Potion” confirma Cassiano como compositor de hits rápidos e certeiros, que também é o caso de “Why Do You Cry Every Morning?”. O disco fecha em grande estilo com “Legends & History” – a síntese dessa dupla, complementada pelos ótimos músicos Denis Nunes e JC Branco: a melodia de Caio, embebida na tradição das baladas folk, se encontra com as pinceladas de barulho das guitarras de um Cassiano tomado pelo melhor espírito da Juventude Sônica.

O disco de estréia do Bad Folks é a introdução a uma banda que consegue empolgar pela consistência, mas também por um espírito novo que não consegue ser contido por categorias, nesses tempos marcados pelo hype. Escutar sem ser tocado por sua contemporaneidade e relevância nesse final de década, é, literalmente, Impossível.

Baixe Impossible em www.myspace.com/badfolks

Nenhum comentário: